Buscar
  • Orgânicos do Brasil

Como Aproveitar os Alimentos em sua Totalidade

Atualmente a falta de informação sobre os princípios nutritivos e o aproveitamento dos alimentos de forma integral gera um enorme desperdício de recursos alimentares. Além disso com o crescimento populacional e os avanços tecnológicos, o contato direto com os alimentos, e sua produção se torna cada dia mais escasso e possibilita o aumento ainda maior no índice do desperdício de alimentos.


O desaproveitamento dos alimentos traz enormes impactos negativos no meio ambiente em função da deposição inadequada do lixo alimentar no solo, causando consequências danosas irreversíveis. Por isso ter em vista o aproveitamento integral da maior parte dos alimentos é a alternativa mais viável para evitar que a natureza sofra as consequências.


Porém, a utilidade completa dos alimentos não protege somente o meio ambiente, mas também é capaz de proporcionar as pessoas um melhor consumo nutricional, melhoria da economia relacionada aos alimentos e a relação ecológica entre o homem e o meio ambiente em que vive, uma vez que o aproveitamento tem como consequência a redução do lixo.


Através do aproveitamento integral é possível reduzir o custo das preparações, contribuir para a diminuição do desperdício alimentar e tornar possível a elaboração de novas preparações.


Frutas, legumes e hortaliças são exemplos de alimentos que na maior parte das vezes não são aproveitados em sua forma integral, já que suas folhas, cascas, talos, sementes e polpa são frequentemente desperdiçados. Partes como essas podem ser facilmente utilizadas para enriquecer receitas do dia a dia, a fim de reduzir a produção de lixo.

Podemos mencionar também a casca da laranja, tangerina, maracujá e abacaxi, que também podem servir como bons chás ou como ingredientes principais de geleias naturais feitas em casa. Chás como esses possuem ação diurética, reduzindo a retenção de líquidos e trazendo assim grandes benefícios para o organismo.

Já as sementes de algumas frutas e legumes podem ser torradas e utilizadas como opções de snacks saudáveis e 100% naturais. As folhas de alimentos como couve-flor e beterraba são ricas em ferro e podem ser incrementadas em saladas ou trituradas e depois inseridas em omeletes, massas de bolos ou panquecas.

Na hora de cozinhar, se reinvente e procure variar as formas de usar cada alimento, assim aproveitá-los de uma forma integral pode ser mais fácil, ajudando a sua saúde e preservando o meio ambiente!

4 visualizações
contatobanner2.png

Blog

Av. Santa Paula, 40 - Jd. Santa Paula - Cotia, CEP - 06720-380

 

Seg. à Sex: 08:00 às 17:00

(11) 94186-0368
distrinuidor.png
insta-icon.png
face-icon.png

@Orgânicos do Brasil